- o trânsito é muito louco: todas as ruas super estreitas e de mão dupla. De manhã cedo, na roça fofa que é aqui a nossa cidadezinha os ônibus disputam lugar com caminhões numa ruelinha que, não fosse pelo trânsito deste horário, pareceria parada no tempo! Acontece de um ou outro subirem violentamente nas calçadas para passar, essas às vezes com lindos jardins de tulipas! Já as bicicletas (e eventualmente as charretes que parecem só existir aqui na nossa bucólica vizinhança) têm prioridade absoluta, então ônibus ou caminhão nenhum as ultrapassam, ficando elas no MEIO da rua, sem nenhuma preocupação com sua velocidade ser infinitamente inferior a de um ônibus, ou de deslocar pra perto do meio fio pra dar passagem! Afinal, calçada é lugar de pedestre e não de bicicleta. A não ser quando é uma calçada compartilhada e aí, ai de você, pedestre, se não andar direitinho no seu canto de dentro! Corre o risco de ser atropelado pela bicicleta ou tomar um xingamento em alemão! Aliás, ô povo brabo! Levo um susto toda vez que falam comigo! Parece que eles estão brigando mesmo quando só estão te avisando que você é bem-vindo e pode entrar!
-ainda sobre o alemão no volante: os carros são estacionados tão bizarramente que é comum vê-los completamente atravessados nas calçadas (perpendiculares em vez de paralelos ao espaço do pedestre!), ou tão tortos que a bunda fica ocupando um pedaço da rua, ou mesmo fora de vaga, no meio da rua, aquela que tem espaço pra apenas um veículo e é mão dupla, com caminhões e ônibus! E, apesar disso, é um povo super civilizado!
- duas coisas que fazem MUITA falta aqui e que não consigo entender porque eles não usam: máquinas ou capacidade para usar cartões de crédito ou mesmo de débito, e tanque! Não sei como esse povo que faz faxina e lava roupa não sente falta de tanque! Ah, sim, também não existe ralo no banheiro. Bom, se o apartamento vier com uma cozinha montada, já se pode sentir no lucro (isso foi determinante na escolha do nosso futuro lar!) A maioria dos apartamentos pra alugar aqui não tem nem a bancada da pia! Isso também faz parte da incrível cultura da autonomia: compra-se, carrega-se e monta-se seus próprios móveis, inclusive sua cozinha!Você vai na loja e olha praquele monte de pedaço de compensado e vai consultando o manual que você baixou da internet pra pegar as peças, os parafusos e roscas do tamanho certo, além dos eletrodomésticos, e depois carregar pra casa o peso todo, subir os até 6 lances de escada que um prédio, invariavelmente sem elevador, costuma ter, e passar horas com as instruções na mão montando a sua própria Kuche). E assim a pessoa aqui passa a dar o devido valor a uma cadeira!!
Eheheheheh, estou num momento de nostalgia total lendo os seus posts. Há 9 anos me sentia exatamente assim. Hum, mas agora... Eh, a gente vai acostumando...
ResponderExcluirAh, e ralo nao tem em lugar nenhum, nem no banheiro.
Ah, mas uma coisa legal que eles tem aqui q nao temos no Brasil eh o tal do Keller.Eh ótimo ter uma especie de deposito em casa pra guardar toda a tralha.
Bjs
Dani